Voltar aos resultados

Parque Ecológico em Balneário Camboriú

Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta

Apartamento em Balneario Camboriu
Parque Ecológico em Balneário Camboriú
Balneário Camboriú
Postado por: Mais Camboriu 10 de Setembro de 2019

Para quem curte muito a relação com a natureza e deseja curtir as férias em ambientes tranquilos uma opção bacana é o Parque Raimundo Malta, que fica no bairro dos Municípios. O local possui vegetação nativa e estrutura para acolher quem deseja uma experiência ecológica.
O Parque foi criado em 1993 para que pudesse incentivar a população a ter um espaço de contato com a natureza e consciência ambiental. O nome só veio em 2006, Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, para homenagear um de seus fundadores.
Aqui você encontra mais de 172 mil metros quadrados de área verde e pode circular entre as trilhas ecológicas, ainda há espaço para fazer piquenique com as crianças. O local possui viveiro para produção de mudas de árvores nativas e que são disponibilizadas para a população. Por aqui ocorre a recuperação de áreas degradadas da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú.
Já nas seis trilhas abertas a população, você pode se deparar com animais da região como capivara, gambás, lagartos, cotias, tamanduás, caranguejos e cobras, além de diferentes espécies de aves. No total, são três mil metros de extensão para caminhada. Inclusive uma das trilhas costeia o Rio Camboriú.
São diversos atrativos do Parque que possui ainda jardim, labirinto e um parque de esculturas de mármore, cedidos pelo Instituto Jorge Schroeder. São 22 peças esculpidas em mármore Corteccia e pelas mãos de inúmeros artistas de diferentes nacionalidades. Inclusive o mármore é proveniente da cidade vizinha, Camboriú.
O pátio central é um espaço bem agradável, especialmente para quem vem em família e tem crianças, esse espaço conta com parque e um gramado para um bom piquinique.
O Parque teve uma revitalização recente, assim por aqui você tem acesso a sanitários, parquinho para as crianças e mesas ao ar livre. Mas não há bares ou lanchonetes, portanto é importante trazer o seu lanche e cuidar para não deixar nada de lixo no espaço.
Produtos fitoterápicos
No Parque se encontra a Secretaria do Meio Ambiente e toda parte administrativa da políticas ambientais da cidade funcionam no espaço. Inclusive no local há um Laboratório de Fitoterapia Edgar Eipper, que disponibiliza gratuitamente produtos para a população.
O laboratório, a farmácia fitoterápica e o horto de plantas medicinais fazem parte do Projeto Plantas que Curam, que existe há mais de 25 anos. Toda produção conta com o acompanhamento de uma farmacêutica e a matéria prima é cultivada no próprio parque.
O espaço distribuiu uma infinidade de produtos feitos com plantas medicinais. São chás, pomadas, tinturas e sabonetes. Para isso, basta se cadastrar no local e retirar o produto.

Horário de funcionamento:
Terça a Sexta-feira 13h às 17h
Finais de Semana: 10h às 17h
Endereço: final da Rua Angelina n. 1900, no Bairro dos Municípios.
* Em dias de chuva e com relâmpago o Parque é fechado por motivo de segurança.
Telefone: (47) 3363-7145
Orientações:
- Use repelente
- Use calçado fechado
- Traga seu lanche

É proibido:
- Andar de bicicleta;
- Fazer fogueiras;
- Jogar bola;
- Animais de estimação;
- Balões;
- Som mecânico.